A Nossa História
A SPAG, Sociedade Protetora dos Animais de Guimarães, é uma associação sem fins lucrativos. Fundada a 11 de Novembro de 1911, tem como objetivo recolher animais abandonados, tratá-los e providenciar a sua adoção. A SPAG tem vindo a atualizar-se tendo em conta os novos tempos e a adesão de cada vez mais camadas jovens que são sensíveis à causa animal. Prova disso é a atualização dos seus estatutos.
Nas suas várias ações a SPAG, apenas através do voluntariado, já ajudou várias centenas de animais e detém desde 2018 um protocolo com o Centro de Recolha Oficial de Guimarães, onde ajuda a promover os animais que lá se encontram no sentido de ajudar à sua adoção. A SPAG ajuda também, com alimentação, famílias carenciadas que detêm animais e inúmeras colónias de gatos de rua, ajudando o CRO na deteção destas mesmas colónias, no sentido de as intervencionar através do programa CED-Castração, Esterilização e Devolução. Para além disso, colabora com várias instituições, entre elas a Santa Casa da Misericórdia, levando aos vários lares os seus patudos, para a interação destes com os idosos que lá vivem.
Não tendo espaço físico (canil/gatil), a associação utiliza o sistema de hotel e/ou FAT para garantir a permanência e o bem-estar dos seus animais até ao ato de adoção.
De forma a obter verba para poder fazer face às várias despesas veterinárias que contrai, sempre que recolhe um patudo, a SPAG, para além da quota de sócio, organiza um sem número de atividades como a participação em várias feiras, organização de cãominhadas, venda de merchandising, rifas, peditórios específicos para os vários casos como pode ser obervado nas nossas páginas de Facebook e Instagram, participando também nas várias ações de recolha de ração nos vários hiper mercados da cidade.